São João Pixels

Fala Pixels, todo mundo sabe que devido ao Lockdown, derivado da pandemia da COVID-19, dês de 2020, o mundo todo ficou afastado, sem interações sociais fora de casa, festas canceladas, aniversário apenas com a família, trabalhos em Home Office e interações apenas online, com o número de casos da COVID diminuindo e até uso de máscaras flexibilizados, a vida social e comemorações foram voltando a medida do possível.

Para nossa alegria, finalmente chegou o mês mais esperado pela maioria dos brasileiros, JUNHO, o mês das festas juninas, com danças e muita comida típica.

E vocês sabem quando começou tudo isso na origem histórica ? Muito se pensa sobre, e trabalham com duas hipóteses, na primeira se diz que surgiu durante a idade média, era uma celebração em que os povos homenageavam deuses e pediam uma colheita farta ou seja, uma festa pagã que era mal vista pela igreja católica, que tentaram acabar com os festejos, não obtendo resultados, a igreja católica adaptou a festa ao calendário cristão e adaptaram também seu significado, na segunda hipótese se fala que os festejos são em homenagem a São Pedro, São João e Santo Antônio, e foram criados na Europa, trazido para o Brasil pelos portugueses no período colonial e tinha grande influência da cultura portuguesa, francesa, espanhola e chinesa, com o passar do tempo, foi se adaptando a cultura brasileira.

Ainda nos dias de hoje, a festa junina trabalha com o significado da igreja católica, celebrando os três Santos citados, os festejos acontecem por todo o mês de junho, sendo dia 13 o dia de Santo Antônio, nascido em Portugal seu nome de batismo era Fernando de Bulhões é conhecido como “santo casamenteiro”, 24 dia de São João nascido perto de Jerusalém, segundo as histórias, dizem que ele foi responsável pelo batismo de Jesus Cristo, é um dos santos mais conhecidos e celebrado do Brasil e 29 dia de São Pedro, nascido na Galileia, foi o primeiro Papa e é considerado um dos discípulos mais próximos a Jesus Cristo.

Agora, quem nunca dançou quadrilha na escola ? Ou pelo menos foi assistir ? Uma das danças mais tradições dessa época de festa, ela surgiu em Paris, sendo chamada de quadrillhe e era uma dança formada por quatro casais e se popularizou aqui no Brasil, que além de trazer coreografias, trás também teatro e roupas volumosas com muitas cores e sabe onde ocorre as maiores festas juninas do Brasil ? São João de Campina Grande na Paraíba, Bumba-meu-boi de São Luís, no Maranhão, Mossoró cidade Junina no Rio Grande do Norte e São João de Caruaru em Pernambuco.

Quem resiste as comidas típicas dessa época do ano né ? Pamonha doce e salgada, bolo de milho, maçã do amor, arroz doce, milho, canjica, pé de moleque, cocada… É a época mais saborosa que tem e pra fechar ? As tradicionais brincadeiras como pular a fogueira, pescaria, cabo de guerra e corrida de saco, impossível não participar.
Nesse mês de junho, com uma comemoração tão bonita e cheia de significados, nossa escola deseja um excelente São João para todas as famílias, muita fartura e felicitações.

FONTES:
https://m.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/
https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/06/festa-junina-era-originalmente-uma-festa-paga-sabia.html
https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/almas-gemeas/as-origens-crista-e-paga-das-festas-juninas-1556.html
https://www.cashme.com.br/blog/dia-de-sao-joao/
https://www.calendarr.com/brasil/festa-junina/
https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/santo-antonio-sao-joao-e-sao-pedro-os-santos-juninos/
https://www.ebiografia.com/sao_pedro/amp/
https://www.todamateria.com.br/quadrilha/amp/
https://www.zinecultural.com/blog/festas-juninas-no-brasil
https://m.suapesquisa.com/musicacultura/quadrilha_junina.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.